A expressão “Vantagem Competitiva” largamente utilizada hoje em dia foi criada por Michael Porter, talvez o autor que mais escreveu sobre estratégia. Segundo Porter uma empresa tem a tão sonhada Vantagem Competitiva quando possui um diferencial sobre seus concorrentes diretos.

Ter “Vantagem Competitiva”, assegura inúmeras vantagens, tais como maior volume de vendas e uma rentabilidade maior que os concorrentes do mesmo setor. Mas, ele alerta que toda “Vantagem Competitiva” é passageira, ou seja, não poderá ser sustentada por muito tempo, pois em algum momento aparecerá um concorrente que fará o mesmo serviço ou produto com mesma qualidade ou melhor.Para Porter, a “Vantagem Competitiva” pode ser obtida se as empresas utilizarem ao menos uma das “3 Estratégias Genéricas”. Enfim, quais são as 3 estratégias?

A primeira estratégia é: “Liderança em Custos”. Significa que a empresa terá o menor custo do seu setor de negócios. Normalmente são empresas que atuam com grandes volumes e buscam economias de escala, proximidade das fontes de matérias primas, maquinário de grande performance/produtividade ou uma curva de aprendizado que traga grandes economias de produção. Alguns exemplos de liderança em custos baixos: commodities, bebidas, alimentos, etc. Ter liderança em custos não significa que será repassado para preços, que dependerá do posicionamento adotado para a marca.

A segunda estratégia é: “Diferenciação”. As empresas podem obter diferenciação por meio de marca, propaganda, preço, qualidade, serviços, garantia, entrega, performance, inovação, design, sabor, conveniência, etc. A diferenciação pode ocorrer pela politica de preços, no entanto, deve estar em linha com o posicionamento de mercado adotado para a marca.
A terceira estratégia é: “Enfoque em segmentos de mercado” (foco em segmentos): Quer dizer que as empresas podem se especializar em segmentos de mercado.

É importante ressaltar que segmentos dizem respeito ao tipo de consumidor e não aos setores de negócios. Segmentação quer dizer dividir o mercado consumidor em fatias com as mesmas características para melhor atendê-las. A fatia que pretendemos nos especializar é nosso público alvo. Os principais critérios para fazermos a segmentação são: critério demográfico, geográfico, comportamental, psicográfico ou nichos de mercado.